Apoiar as diretrizes sustentáveis é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado, consumidores e comunidades. (lerbank/iStockphoto)
Faculdade EXAME
Publicado em 29 de agosto de 2024 às 20h13.
Quando falamos sobre as diretrizes ESG, nos referimos a um leque de ações que podem ser tomadas nas camadas ambiental, social e de governança.
De olho na importância da sigla para o mercado, empresas de todos os tamanhos e setores estão buscando cada vez mais se adequar a essa nova demanda — que não é só dos negócios, mas também da sociedade — e implantar o ESG em suas estratégias organizacionais.
Neste texto, vamos apresentar as principais iniciativas que pequenas, médias e grandes empresas que estão mirando em um negócio mais sustentável podem adotar. Confira.
Dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apontam que o ESG já é prioridade na agenda de 95% das empresas do Brasil, movimentando um mercado de US$ 35 trilhões no mundo. Até 2025, esse mercado deve chegar a US$ 53 trilhões em investimentos.
Além disso, o mercado de trabalho está aquecido para os profissionais que desejam trabalhar na área. Estima-se que nos próximos 5 anos, serão abertos cerca de 1 milhão de novos empregos voltados às questões socioambientais.
Empresas de todos os setores estão buscando cada vez mais por profissionais que dominem a teoria ESG e estejam aptos para implantá-la na organização. Não à toa, o profissional especialista em sustentabilidade já ocupa o segundo lugar no ranking de profissionais do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Para além da empregabilidade e dos ótimos salários, trabalhar com ESG tem esse diferencial: você está contribuindo diretamente para transformar o mundo.
Mas na prática, como dar o primeiro passo para uma companhia mais sustentável?
Há quem pense que para assumir compromissos de cunho ambiental, social e de governança é necessário um grande plano de ação. Pode ser que para determinadas ações realmente seja necessário, mas também é possível implementar as diretrizes ESG a partir de pequenas atitudes.
Abaixo, elencamos 22 ações de cuidado ao meio ambiente, à sociedade e de governança corporativa que podem iniciar a jornada socioambiental na sua empresa. Veja a lista completa.
Ambiental (E)
Social (S)
Governança (G)