Richarlison é um dos jogadores da Seleção mais engajados com pautas socioambientais; saiba quais
Saiba quais são as causas socioambientais defendidas e apoiadas pelo camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo
Luiza Vilela
Publicado em 25 de novembro de 2022 às 18h36.
Última atualização em 28 de novembro de 2022 às 18h20.
Após o voo do "Pombo", que marcou os dois gols do Brasil na estreia da Seleção contra a Sérvia, o jogador Richarlison ficou mais famoso. O tento de voleio, que virou capa de diversos jornais nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, sustentou a curiosidade dos brasileiros sobre o novo 'queridinho' da equipe. Para além do futebol, quem é o camisa 9 brasileiro?
Richarlison tem conquistado os holofotes brasileiros especialmente pela afinidade com pautas socioambientais. De doações, combate a discriminação racial e ajudas à preservação da fauna e da flora, o jogador se mostra cada vez mais engajado com as causas sociais, além de mostrar ao público um posicionamento político bem estabelecido.
Com 25 anos, autor dos dois gols do Brasil na última quinta-feira também se manifestou sobre as regras impostas no Catar durante a coletiva de imprensa após o jogo. "Aqui eu não sei o que eles irão fazer, se vamos usar a faixa LGBT ou contra o racismo. Independente de qualquer coisa eu apoio qualquer situação, o mais importante é isso", afirmou em coletiva.
Preocupação com o meio ambiente e preservação da flora brasileira
Quando a seleção brasileira lançou as camisetas dos jogadores, Richarlison viu uma grande oportunidade: para honrar o padrão da onça pintada no modelo azul da camisa, ele foi conhecer o Instituto Onçafari, no Pantanal. De lá, ele adotou simbolicamente uma onça para preservação da espécie e ajuda à ONG.
"Eu decidi adotar uma onça, vou botar o nome dela de 'Acerola', porque é um filme da Cidade de Deus. Lá em casa eu tenho dois cachorros: um 'Acerola' e o outro 'Laranjinha', e agora eu tenho uma onça também", disse ele no vídeo divulgado pela Onçafari.
LEIA TAMBÉM: Richarlison além da Copa do Mundo: jogador movimenta mercado que vale US$30 tri e tem vagas; conheça
E o apoio não para por aí. O jogador também fez questão de protestar contra o racismo, após as mortes de George Floyd, em 2020, e de João Pedro, menino de 14 anos morto durante operação da Polícia Federal e Civil no Rio de Janeiro.
O 'gol mais bonito da carreira'
Em entrevista coletiva após o jogo, o camisa 9 do Brasil destacou que seguirá firme para as próximas partidas e que o gol de voleio foi um dos mais bonitos da carreira.
“Foi um gol muito bonito. Fiz um assim pelo Fluminense e um parecido pelo Everton [Inglaterra]. Hoje tive a possibilidade de virar o voleio e acho que foi um dos mais bonitos da minha carreira por ser na Copa, em um jogo que estava difícil para nós”, declarou o centroavante.
O craque segue para o próximo jogo do Brasil na segunda-feira, 28, na disputa contra a Suíça.
LEIA TAMBÉM:
- ARGENTINA PERDE NA ESTREIA:Argentina perdeu mais do que uma partida com derrota para a Arábia Saudita; entenda
- ASSISTA À COPA DE GRAÇA:Como assistir a Copa do Mundo 2022 online e de graça
- MANTO DA SELEÇÃO:Fifa revela qual uniforme a Seleção Brasileira usará nos jogos da primeira fase
- COPA SEM BEBIDA:Catar decide proibir venda de cerveja nos estádios durante a Copa do Mundo
- COPA DE MILHÕES?Quanto custou a Copa do Mundo do Catar, a mais cara de todas?
- DIA DE DESCANSO? Vai ser feriado nos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022?
- BRASIL NAS ÚLTIMAS COPAS: relembre as últimas campanhas da Seleção Brasileira
- DINHEIRO: Qual o prêmio em dinheiro para a seleção campeã?