Esporte

Mayra Aguiar conquista oitavo ouro pan-americano na volta aos tatames

Na estreia em 2023, judoca gaúcha vence três lutas e vai ao topo do pódio

Mayra Aguiar: judoca é dona de três medalhas olímpicas e de três títulos mundiais (BSR Agency/Getty Images)

Mayra Aguiar: judoca é dona de três medalhas olímpicas e de três títulos mundiais (BSR Agency/Getty Images)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 15h30.

Priorizar nos meus resultados Google

Mayra Aguiar conquistou o título na categoria até 78kg do Campeonato Pan-Americano e da Oceania. A conquista ocorreu no final da tarde deste sábado (16), em Calgary, Canadá.

O torneio foi a estreia na temporada de 2023 da judoca dona de três medalhas olímpicas e de três títulos mundiais. Esse foi o oitavo título continentais da gaúcha.

Além da conquista da Mayra, a campanha brasileira teve outros dois ouros, três pratas e um bronze. As medalhas douradas vieram com Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Macedo (90kg). Guilherme Schimidt (81kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) ficaram com a prata nas respectivas categorias. Para fechar, Luana Carvalho (70kg) conquistou a medalha de bronze.

No final das provas individuais, o Brasil finalizou sua campanha com seis ouros, quatro pratas e cinco bronzes, ficando em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. O Canadá ficou em segundo lugar, com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. Cuba ficou em terceiro, com um ouro, duas pratas e três bronzes. O torneio é uma das etapas classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, distribuindo até 700 pontos no ranking mundial.

Neste domingo, 17, acontece a disputa da prova por equipes mistas. Brasil, Cuba e Canadá disputam o torneio, lutando todos contra todos. Os dois melhores se confrontam na final para definir o campeão e o medalhista de prata.

Acompanhe tudo sobre:Judô

Mais de Esporte

Red Bull Wings Cup 2026 terá torneio de EA Sports FC 27 no Brasil

Vietnã acelera obras do maior estádio do mundo, com capacidade para 135 mil pessoas

Ticketmaster vai gerir ingressos do São Paulo em parceria de R$ 140 milhões

Corinthians e Caixa: como estão as negociações para quitar a dívida milionária da Arena