Entenda por que luta entre Mike Tyson e Jake Paul pode ser marco nos negócios do esporte
Lutadores se enfrentam, nesta sexta-feira, no AT&T Stadium, no Texas, nos Estados Unidos
Agência de notícias
Publicado em 15 de novembro de 2024 às 17h04.
O AT&T Stadium receberá, nesta sexta-feira, uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos do boxe. O youtuber e boxeador Jake Paul , de 27 anos, ficará frente a frente com o veterano pugilista americano Mike Tyson , de 58 anos, no evento que começará às 19h30 (de Brasília), mas que também pode ser marco nos negócios do esporte.
Em termos de negócio, essa não é uma simples luta de boxe, que acabará após 12 rounds de três minutos cada. Ao colocar frente a frente um influencer com mais de 20 milhões de inscritos no YouTube e 27 milhões de seguidores no Instagram e um dos maiores lutadores de todos os tempos, a ideia é atrair todo o tipo de telespectador para o evento — desde o fã de luta mais clássico, até o público digital de hoje.
"Trazer de volta o maior nome da história do boxe ao lado de um YouTuber, que se reinventou como atleta, é um encontro de gerações que mescla tradição e modernidade. Esse choque de eras desperta uma curiosidade única, capaz de atrair desde o fã mais clássico até o público digital, mostrando o poder do entretenimento esportivo em unir diferentes mundos", disse Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Essa mescla entre esporte e entretenimento faz também com que gere grandes interesses comerciais, por parte dos detentores dos direitos de transmissão. A prova disso é que a luta desta sexta-feira não será transmitida pela TV, aberta ou fechada, e sim pela Netflix, um dos maiores serviços de streaming do mundo, que visa atrair novos assinantes para sua plataforma.
Além da transmissão, a Netflix também preparou uma série que mostra a preparação dos dois lutadores para o evento. Chamado de “Contagem Regressiva: Jake Paul vs. Mike Tyson”, o programa tem, até o momento, três episódios e fala sobre a história de ambos nas lutas e sobre os treinos antes do grande evento. Uma "produção de filme" para uma luta de boxe.
"A luta entre Mike Tyson e Jake Paul exemplifica a crescente fusão entre esporte e entretenimento, com o apelo midiático das redes sociais ampliando o interesse comercial. Para plataformas como a Netflix, esse tipo de evento ao vivo é uma estratégia para atrair novos assinantes e competir com gigantes do setor, como Disney e Amazon, que já investem pesadamente em conteúdo esportivo", apontou Bruno Brum, CMO da agência de marketing esportivo End to End.
A tendência é que cada vez mais os eventos misturem entretenimento e esporte, justamente para conseguir alcançar um público maior. Esse modelo de negócio está se tornando popular tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo.
No mês passado, a cidade de São Paulo recebeu o Fight Music Show 5, um evento de entretenimento de lutas de boxe entre famosos, que reservou embates com nomes conhecidos como Popó Freitas e Esquiva Falcão, o cantor MC Livinho e os ex-BBBs Lucas Penteado e Hadson Nery, o "Hadybala". Recentemente, o Deportivo Riestra, da Argentina, escalou o streamer Iván Buhajeruk, conhecido como "Spreen", como titular em uma partida do campeonato local.
Além do grande duelo entre Jake Paul e Mike Tyson, o evento desta sexta-feira ainda contará com um confronto do lutador e comediante Whindersson Nunes, que busca sua segunda vitória no boxe profissional, contra o indiano Neeraj Goyat. Esse embate é uma das lutas do card principal na categoria peso-super-médio.
O evento realizado no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas, nos Estados Unidos, começa a partir de 19h30 (de Brasília) de sexta-feira, 15 de novembro, com o card preliminar. As lutas do card principal estão previstas para começar às 22h (de Brasília).
Onde assistir ao vivo a luta do Mike Tyson?
A luta será transmitida pela Netflixcom narração e comentários em português.
Data: 15 de novembro de 2024
Horário: 22h de Brasília (20h na costa leste dos EUA)
Local: Arlington, Texas
Onde assistir: Netflix (é necessário ter assinatura do streaming para assistir)