Conheça a 'Al Hilm', bola da fase final da Copa do Mundo
A nova bola é a primeira com base sustentável, com tinta e cola à base de água, a ser usada em uma semifinal e final
Luiza Vilela
Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 19h23.
Última atualização em 13 de dezembro de 2022 às 11h39.
Os torcedores da Copa do Mundo já haviam se acostumado com a "Al Rihla", bola usada desde o início do campeonato com detalhes em vermelho, preto e dourado. Mas agora, para a fase da semifinal, a Adidas trouxe uma nova bola para a competição: a "Al Hilm".
A nova protagonista do jogo agora é só vermelha e preta, com desenhos um pouco diferentes da sua antecessora. E o nome já explica o porquê ela entra em jogo só agora: significa "O Sonho", o desejo de ganhar a Copa. Ela já entra em campo nesta semana, no jogo da semifinal disputado entre Argentina e Croácia, e também no domingo — jogo que define o campeão de 2022.
Assim como a anterior, a "Al Hilm" também foi feita com tecnologia capaz de fornecer informações à arbitragem e tem uma base sustentável. Essa será a primeira bola, inclusive, que será usada em uma semi e final com tinta e cola à base de água.
Tecnologias da bola da Copa do Mundo
Produzida com cobertura de poliuretano texturizado e 20 gomos ( tecnologia que foi batizada como Speedshell e promete melhorar o desempenho aerodinâmico ), a Adidas Al Rihla recebeu desenho e cores que remetem à cultura do Catar, além de núcleo patenteado CTR-Core que proporciona “jogo mais rápido e preciso”, além de melhorar a estabilidade durante os chutes, por exemplo.
Também haverá um sensor de movimento com unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz capaz de identificar o posicionamento em campo 500 vezes por segundo. E esse recurso será fundamental para disponibilizar informações em tempo real e garantir o funcionamento da marcação automática de impedimentos, que auxiliará os árbitros nas tomadas de decisão durante as partidas.
Preocupações com meio ambiente
Também há preocupações além do campo, como tintas e colas à base d’água para diminuir impactos da produção no meio ambiente e, durante a apresentação, a Adidas Al Rihla passou por dez cidades ao redor do mundo para promover iniciativas sociais. Por fim, é a primeira vez que uma bola da Copa do Mundo arrecadará fundos a causas sociais: 1% das vendas irá à ONG Common Goal.
LEIA TAMBÉM:
Quem é Carlo Ancelotti, um dos possíveis nomes para substituir Tite na seleção
Onde será a Copa do Mundo de 2026? Veja países e cidades-sede do Mundial