ESG

Apoio:

logo_suvinil_500x252
Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
logo_engie_500X252

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Inteligência Artificial impulsiona a inovação nas capacidades de cometer fraude, diz Visa

Empresa de pagamentos, que investiu 11 bilhões em prevenção nos últimos 5 anos, aponta 3 tendências na área de segurança da informação, IA entre elas

Pagamento digital: expansão de métodos de pagamentos oferece oportunidades para criminosos atacarem (LDProd/Getty Images)

Pagamento digital: expansão de métodos de pagamentos oferece oportunidades para criminosos atacarem (LDProd/Getty Images)

Rodrigo Caetano
Rodrigo Caetano

Editor ESG

Publicado em 11 de julho de 2024 às 09h38.

Última atualização em 11 de julho de 2024 às 16h11.

A Visa investiu mais de 11 bilhões de dólares em tecnologia nos últimos cinco anos, com foco em reduzir fraudes e melhorar a resiliência cibernética. Seu objetivo é aumentar as aprovações de transações, sua principal fonte de receita, e, para isso, precisa elevar a precisão de seus sistemas de segurança.

Em 2023, a empresa identificou três grandes tendências que impulsionam a segurança dos pagamentos:

  • Tendência 1: Com a expansão de novos fluxos e métodos de pagamento, os fraudadores têm mais oportunidades de atacar. A sofisticação e acessibilidade de tecnologias reduzem as barreiras para cometer fraudes.
  • Tendência 2: Os fraudadores estão migrando para estágios iniciais do ciclo de vida da transação. Em vez de roubar identidades, estão fabricando-as e estabelecendo históricos "legítimos" para depois esgotar as linhas de crédito e desaparecer.
  • Tendência 3: A inteligência artificial impulsiona a inovação nas capacidades de cometer fraude. Especialmente na engenharia social, são estabelecidos modelos de deepfake de amigos próximos ou familiares.

A Visa utiliza IA e especialistas para detectar e prevenir proativamente tentativas de fraude, evitando perdas relacionadas que totalizariam 40 bilhões de dólares em 2023.

As informações foram divulgadas no relatório de sustentabilidade global da companhia. Além da segurança da informação, a Visa também destaca as ações voltadas para pequenas e médias empresas. A meta em 2023, de viabilizar pagamentos eletrônicos para 50 milhões de pequenos negócios, foi excedida, atingindo 67 milhões de empreendedores.

Fraudes no PIX

No Brasil, os vazamentos de dados têm afetado o canal de pagamentos eletrônicos PIX. Nesta quarta-feira, 10, o Banco Central comunicou outro vazamento de dados no PIX, expondo informações cadastrais de quase 40 mil chaves PIX sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A.

Este foi o sexto comunicado de vazamentos de dados no PIX este ano. As informações vazadas são cadastrais, como CPF e número de conta, não permitindo movimentação de recursos ou acesso às contas. Ao todo, dados cadastrais de 39.088 chaves PIX foram expostos.

Leia, abaixo, o comunicado da 99Pay sobre o vazamento de dados: 

"A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.

A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.

A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível."

Acompanhe tudo sobre:PIXseguranca-digitalmeios-de-pagamento

Mais de ESG

Vivo amplia investimento em equidade racial com apoio a festival

Queimadas: alta de 54% antecipa período crítico, alerta pesquisa

Amazônia Legal: estudo mostra de onde parte a pressão pelo desmatamento

Oito em cada dez quilombolas vivem com saneamento básico precário ou sem acesso

Mais na Exame