Exame Logo

Fomento da floresta em pé é essencial para os negócios da Natura &Co

Natura &Co é destaque na categoria Farmacêutico e Beleza no Melhores do ESG 2023

Área de operação da Natura no Pará (Leandro Fonseca/Exame)
Marina Filippe

Repórter de ESG

Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h00.

Última atualização em 13 de junho de 2023 às 11h06.

A fabricante de cosméticos Natura &Co acredita que a floresta em pé é boa para as pessoas e para os negócios. Por isso, conserva 2 milhões de hectares na Amazônia e tem como meta, até 2030, ampliar a área para 3 milhões de hectares.

Atualmente, a companhia se relaciona com 10.636 famílias distribuidoras de insumos, em 48 comunidades em todo o Brasil e na América Hispânica. “A floresta em pé vale muito mais do que derrubada”, diz Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da empresa na América Latina.

Veja também

Ainda em relação à Amazônia, em 2022 o mecanismo financeiro Amazônia Viva, desenvolvido pela Natura em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a Vert Securitizadora, foi um dos 11 projetos de impacto positivo selecionados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para receber recursos por meio de um edital de blended finance, modelo de financiamento que une capital filantrópico e de risco.

O projeto prevê fomentar o desenvolvimento territorial de 16 áreas, aumentar a produção de mais de 40 cooperativas de pequenos agricultores e beneficiar mais de 10.000 famílias na região.

Na frente de direitos humanos, um dos avanços é o fim das diferenças salariais inexplicáveis entre homens e mulheres, e a redução das diferenças salariais brutas.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG 2023NaturaCosméticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame