ESG

Cansado de ter carro? Esta startup pode te ajudar a desistir de vez

Na capital da Finlândia, 12% dos usuários já dizem que o aplicativo os levou a abrir mão de seus carros, e vários outros afirmam que planejam fazer o mesmo

 (Levi Bianco/Getty Images)

(Levi Bianco/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 31 de maio de 2021 às 20h59.

Por Kati Pohjanpalo, da Bloomberg

A ideia é simples: um serviço de transporte tão bom que você nunca mais vai precisar de um carro.

É com isso que a startup finlandesa MaaS Global Oy trabalha desde 2015. A empresa desenvolveu um aplicativo móvel, o Whim, que já está sendo usado em várias cidades europeias e em Tóquio. Na capital da Finlândia, 12% dos usuários já dizem que o aplicativo os levou a abrir mão de seus carros, e vários outros afirmam que planejam fazer o mesmo.

MaaS Global, cujos investidores incluem BP, Mitsubishi e Toyota, diz que seu aplicativo pode resolver a questão do congestionamento urbano e reduzir a poluição. Pesquisas mostram que viver em um ambiente com ar mais limpo contribui para a felicidade e o bem-estar. A Finlândia, onde o serviço foi pioneiro, tem o melhor índice de qualidade do ar no mundo. Por coincidência, é também o país mais feliz do mundo.

O CEO Sampo Hietanen diz que criar um mundo em que seja mais conveniente não ter seu próprio carro é uma maneira óbvia de reduzir as emissões de carbono no setor de transporte. Só nos EUA, o transporte é responsável por quase 30% do total de emissão de gases de efeito estufa, mais do que qualquer outro setor.

“Realisticamente, se queremos lidar com as emissões de CO2 do transporte, temos que encontrar uma maneira de preservar a liberdade de movimento que um carro fornece”, disse Hietanen em entrevista.

Whim, que acabou de fazer uma fusão com a Wondo, rival espanhola fundada pela empresa de infraestrutura Ferrovial, oferece aos usuários a opção de planejar e pagar uma viagem por meio de um único aplicativo. Ele fornece acesso a uma variedade de serviços, como scooters elétricos, bicicletas urbanas, transporte público e até táxis com preço fixo para curtas distâncias. Os serviços variam de cidade para cidade, com até 300.000 usuários em todo o mundo.

Tanto Whim quanto Wondo funcionam como planejadores de rotas, sugerindo a melhor maneira de ir do ponto A ao ponto B e oferecem a opção de comprar passagens ou reservar veículos em seus aplicativos. Além dos planos pré-pagos, Whim tem assinaturas mensais -- similar ao que a Netflix oferece.

Mas estudos recentes no Reino Unido e nos Países Baixos sugerem que as pessoas são muito apegadas a seus carros e que tais serviços tendem a atrair principalmente os passageiros que já usam o transporte público.

Whim está atualmente disponível em Helsinki, Viena, Antuérpia, na região de Birmingham no Reino Unido e na área metropolitana de Tóquio. Em 1º de junho, será lançado na Suíça, primeira vez que abrangerá um país inteiro.

Wondo opera em Madri com planos de expansão para Espanha e Portugal, segundo Hietanen. A MaaS Global espera usar a rede existente da Ferrovial para, eventualmente, levar seu serviço aos Estados Unidos e América do Sul, depois que seus planos para abrir em Miami, Vancouver e Chicago no ano passado foram deixados de lado.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:CarrosMeio ambienteStartupsSustentabilidade

Mais de ESG

O que é private equity e como funciona?

Quanto rendem R$ 20 mil por mês na poupança?

CD americano x CDB brasileiro: quais as diferenças e qual vale mais a pena investir

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame