Parceiro institucional:
A gigante varejista tem ampliado investimentos em soluções para reduzir sua pegada de carbono (picture alliance/Getty Images)
Repórter de ESG
Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 18h02.
Última atualização em 20 de fevereiro de 2025 às 21h26.
Pelo quinto ano consecutivo, a Amazon lidera a posição de maior compradora corporativa de energia renovável do mundo, segundo dados públicos. Parte da estratégia da gigante varejista é ampliar os investimentos em soluções para reduzir seu impacto ambiental e alcançar operações com zero emissões de carbono.
Entre as iniciativas em energia renovável, a companhia opera uma usina solar de 122 MW e um parque eólico de 49,5 MW no Complexo Eólico de Seridó, no Rio Grande do Norte.
Durante a construção da usina solar, foram investidos R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental. A estratégia permite que toda a eletricidade consumida em suas operações no país seja compensada com energia 100% originada de fontes renováveis.
Na logística, a Amazon também expandiu sua parceria com a To Do Green para bater a marca de 24 estações de entrega operando com motos e vans elétricas ao invés das movidas à combustão. O aumento permitiu alcançar 98 cidades do interior de São Paulo, incluindo Sorocaba, Taubaté e Ribeirão Preto.
Além dos investimentos em infraestrutura verde, a empresa lançou no Brasil o programa Climate Pledge Friendly, que facilita a identificação de produtos sustentáveis no e-commerce. Baseado em mais de 40 certificações, como Rainforest Alliance e Forest Stewardship Council, o selo já está presente em milhares de itens de categorias como beleza, eletrônicos e moda.
Globalmente, o programa já certificou mais de 1,4 milhão de produtos e incentivou mais de 60 milhões de clientes a priorizarem itens sustentáveis em suas compras online.“Para nossos parceiros de vendas, também é uma grande oportunidade, pois os incentiva a enfatizar as características de sustentabilidade de produtos selecionados em nosso site, permitindo que mais pessoas descubram os que atendem a seus valores", destacou Maria Isabel Kossmann, Líder de Programas de Sustentabilidade da Amazon Brasil.
Além disso, a varejista fomenta a economia circular com iniciativas como os programas "Amazon Quase Novo" e "Reaproveite com a Amazon", que oferecem produtos reaproveitados, e a Loja de Livros Usados, voltada à reutilização de obras em bom estado -- reduzindo desperdícios.