Exame Logo

COP30 segue sem presidente, mas terá Curupira como mascote

Figura folclórica brasileira representará evento climático em Belém, mas indefinição sobre presidência e infraestrutura preocupa especialistas a dez meses da conferência

O Governo ainda não definiu o nome que presidirá a Conferência do Clima, atraso em razão da falta de consenso sobre os avaliados (Leandro Fonseca/Exame)
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 09h51.

Última atualização em 16 de janeiro de 2025 às 10h55.

A menos de dez meses da30ª Conferência das Partes sobre o Clima, que será realizada em Belém (PA), a Secretaria da Comunicação da Presidência da República acaba de anunciar a escolha do mascote para o evento.

O curupira, figura do folclore brasileiro considerada guardiã das florestas, foi o escolhido. Na lenda, é um personagem com cabelos vermelhos como o fogo e os pés virados para trás, com o intuito deconfundir e afastar os caçadores e viajantesque adentram a Amazônia.

Veja também

Apesar da figura folclórica ajudar a representar a cultura do Brasil para outros países, a indefinição sobre outros temas decepciona especialistas do setor.O Governo ainda não definiu o nome que presidirá a Conferência do Clima, atraso que tem sido justificado, nos bastidores, pela falta de consenso entre os nomes cotados.

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Entre os que podem ser escolhidos estão o secretário do Itamaraty André Corrêa do Lago, a secretária do Ministério do Meio Ambiente Ana Toni, a ministra Marina Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Existem ainda, muitas incertezas sobre a infraestrutura e capacidade de hospedagem em Belém, que pode receber mais de 50 mil visitantes durante as duas semanas de evento. A EXAME contou no último ano que mais deR$ 5 bilhõesforam investidos na realização de obras no Pará, com entregas previstas para o início deste ano.

O que faz o presidente da Conferência do Clima?

O presidente da COP costuma ser o principal responsável pela condução das negociações durante a Conferência, facilitando que países cheguem a um acordo em temas como uso de combustíveis fósseis, investimento em reflorestamento e criação de mecanismos de finanças sustentáveis.

Na comparação com a COP29, realizada em 2024 em Baku, oBrasil está atrasado para a definição. O governo do Azerbaijão escolheu Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia e dos Recursos Naturais do país, em 4 de janeiro do último ano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniria com ministros na última quarta-feira, 15, e era esperado que discutissem, entre outros temas, a presidência da COP30.A reunião foi cancelada por mudanças na agenda do líder.

As imagens oficiais do mascote brasileiro ainda não foram divulgadas pela Secretária de Comunicação.

Veja imagens do presidente Lula na Conferência do Clima de 2023

Acompanhe tudo sobre:COP30Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaClimaMudanças climáticas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame