Zona do Euro quer um fundo de apoio para parceiros
Dirigentes pedem à Comissão Europeia colocar em prática "um mecanismo de estabilização" destinado a preservar a Zona do Euro"
Da Redação
Publicado em 7 de maio de 2010 às 20h57.
Bruxelas - Os países da Zona do Euro pretendem criar um fundo de apoio a seus sócios que passam por problemas financeiros, depois da explosão da crise grega que pôs em risco a estabilidade da região, segundo projeto de declaração surgido da reunião de cúpula de seus líderes em Bruxelas.
De acordo com o texto, com cópia obtida pela AFP, os dirigentes pedem à Comissão Europeia colocar em prática "um mecanismo de estabilização" destinado a preservar a Zona do Euro", auxiliando países confrontados a dificuldades.
Os chefes de Estado e de governo decidiram convocar uma reunião para domingo dos ministros de Finanças do conjunto da União Europeia para finalizar o funcionamento e o financiamento deste dispositivo inédito, que tornaria perene a montagem posta em prática para a Grécia, informou uma fonte diplomática europeia.
"Os ministros das Finanças teriam a obrigação de chegar a um resultado concreto, até a noite de domingo, antes da abertura dos mercados na manhã de segunda-feira", explicou.