Economia

Zona do euro não está fora de perigo, diz Constancio do BCE

Frankfurt - A zona do euro fez progressos encorajadores após enfrentar o risco de uma ruptura há dois anos, mas isso "não significa que estamos totalmente fora da zona de perigo", disse o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constancio, nesta segunda-feira. "Viramos certamente a página e estabilizamos a situação", disse ele no texto […]


	Vitor Constancio: "Viramos certamente a página e estabilizamos a situação", disse ele no texto de um discurso para apresentação em Frankfurt. "(Mas)...é cedo demais para declarar que a crise acabou"
 (Hannelore Foerster/Getty Images)

Vitor Constancio: "Viramos certamente a página e estabilizamos a situação", disse ele no texto de um discurso para apresentação em Frankfurt. "(Mas)...é cedo demais para declarar que a crise acabou" (Hannelore Foerster/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 09h25.

Frankfurt - A zona do euro fez progressos encorajadores após enfrentar o risco de uma ruptura há dois anos, mas isso "não significa que estamos totalmente fora da zona de perigo", disse o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constancio, nesta segunda-feira.

"Viramos certamente a página e estabilizamos a situação", disse ele no texto de um discurso para apresentação em Frankfurt. "(Mas)...é cedo demais para declarar que a crise acabou".

Constancio afirmou que a zona do euro ainda enfrenta grandes desafios em termos de crescimento fraco, desemprego excessivo e fragmentação financeira significativa --ou condições financeiras desiguais.

Outro desafio é "um período de inflação baixa que ameaça agravar o peso da dívida que ainda cerca governos e agentes econômicos privados", disse Constancio.

A inflação na zona do euro está em 0,5 por cento, bem abaixo da meta de médio prazo do BCE de pouco abaixo de 2 por cento.

Acompanhe tudo sobre:BCEInflaçãoZona do Euro

Mais de Economia

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024