Economia

Weber, do BCE: ideia de fundo europeu é contraprodutiva

FRANKFURT (Reuters) - A ideia de um fundo monetário europeu, que poderia ser utilizado para ajudar países com dificuldades financeiras, é contraprodutiva e contraria as regras da União Europeia contra resgates, disse o presidente do banco central alemão e membro do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, nesta terça-feira.   "Qualquer discussão sobre resgates é […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2010 às 11h47.

FRANKFURT (Reuters) - A ideia de um fundo monetário europeu, que poderia ser utilizado para ajudar países com dificuldades financeiras, é contraprodutiva e contraria as regras da União Europeia contra resgates, disse o presidente do banco central alemão e membro do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, nesta terça-feira.

"Qualquer discussão sobre resgates é completamente contraprodutiva. A Grécia tem que se concentrar em implementar seus planos de reforma orçamentária", disse Weber, acrescentando que as discussões sobre o assunto continuam diversas.

"A cláusula contra o resgate é uma parte central da estrutura da União Europeia."

"Não ajuda falar sobre maneiras de institucionalizar o auxílio quando a questão é como implementar as reformas orçamentárias."

As preocupações de Weber se somam a fortes críticas à ideia de Juegen Stark, membro do Conselho Executivo do BCE, anunciada na segunda-feira.

Porém, a chanceler alemã Angela Merkel deu apoio teórico aos planos, o que sugere que os poderes políticos e monetários da Europa estão divididos sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBanco CentralEuropaMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Economia

Haddad diz que Brasil é uma “encrenca”, mas que tem potencial de ser “grande”

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Votação do Marco Regulatório do Hidrogênio deve ocorrer antes do recesso, diz Arnaldo Jardim

Mais na Exame