Economia

Weber, do BCE: ideia de fundo europeu é contraprodutiva

FRANKFURT (Reuters) - A ideia de um fundo monetário europeu, que poderia ser utilizado para ajudar países com dificuldades financeiras, é contraprodutiva e contraria as regras da União Europeia contra resgates, disse o presidente do banco central alemão e membro do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, nesta terça-feira.   "Qualquer discussão sobre resgates é […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2010 às 11h47.

FRANKFURT (Reuters) - A ideia de um fundo monetário europeu, que poderia ser utilizado para ajudar países com dificuldades financeiras, é contraprodutiva e contraria as regras da União Europeia contra resgates, disse o presidente do banco central alemão e membro do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, nesta terça-feira.

"Qualquer discussão sobre resgates é completamente contraprodutiva. A Grécia tem que se concentrar em implementar seus planos de reforma orçamentária", disse Weber, acrescentando que as discussões sobre o assunto continuam diversas.

"A cláusula contra o resgate é uma parte central da estrutura da União Europeia."

"Não ajuda falar sobre maneiras de institucionalizar o auxílio quando a questão é como implementar as reformas orçamentárias."

As preocupações de Weber se somam a fortes críticas à ideia de Juegen Stark, membro do Conselho Executivo do BCE, anunciada na segunda-feira.

Porém, a chanceler alemã Angela Merkel deu apoio teórico aos planos, o que sugere que os poderes políticos e monetários da Europa estão divididos sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBanco CentralEuropaMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Economia

Governo avalia usar saldo de Itaipu para isentar contas de luz de consumidores do Rio Grande do Sul

Efeitos das enchentes no RS na economia serão sentidos no PIB e nos preços, diz secretário

Petrobras: novo modelo de venda a distribuidoras deve reduzir preço do gás em até 10%

Petrobras anuncia redução nos preços do gás natural

Mais na Exame