Economia

Vox Populi confirma empate técnico entre Ciro e Serra

Nova pesquisa eleitoral do Vox Populi, feita a pedido do jornal "Correio Braziliense", mostra crescimento de Lula (PT) e confirma o empate técnico de Ciro (PPS) com Serra (PSDB). Luiz Inácio Lula da Silva, nesta rodada da pesquisa realizada nos dias 1 e 2 de setembro, passou de 34% para 36%. Com relação à pesquisa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

Nova pesquisa eleitoral do Vox Populi, feita a pedido do jornal "Correio Braziliense", mostra crescimento de Lula (PT) e confirma o empate técnico de Ciro (PPS) com Serra (PSDB).

Luiz Inácio Lula da Silva, nesta rodada da pesquisa realizada nos dias 1 e 2 de setembro, passou de 34% para 36%. Com relação à pesquisa anterior do instituto, Ciro caiu cinco pontos percentuais, passando de 25% das intenções de voto para 20%. Serra subiu quatro pontos, de 15% para 19%. O candidato do PSB, Anthony Garotinho, subiu um ponto percentual com relação à rodada anterior, passando de 8% para 9%. Entre domingo e segunda-feira, o Vox Populi ouviu 2.459 pessoas, em 125 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo afirmação de Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, ao "Correio Braziliense", a pesquisa aponta duas tendências importantes: "os crescimentos de Lula e de Serra. Para Coimbra, Serra deverá aparecer na frente de Ciro nas próximas rodadas. Mas dificilmente irá se distanciar muito do adversário do PPS. Enquanto isso, Lula deverá experimentar uma ascensão maior."

"Os dois (Ciro e Serra) vão continuar lado a lado. Nessa situação, quem chegar ao final dos próximos 30 dias na frente, disputará o segundo turno com Lula fragilizado. E aquele que perder, terá seus eleitores profundamente magoados. Numa situação dessas, é muito pouco provável que o eleitor de Ciro vote em Serra ou vice-versa", disse Coimbra ao jornal de Brasília.

Na pequisa espontânea, Lula cresceu de 29% na rodada anterior para 32%. Ciro caiu de 21% para 16%. E Serra subiu de 11% para 14%.

Nas simulações de segundo turno, Lula vence tanto Ciro como Serra. Contra Ciro, o petista tem 50% das intenções de voto, contra 34%. Contra Serra, Lula vence com 47% contra 38%.

Nova rodada do Ibope

O Jornal Nacional da Rede Globo divulga nesta terça-feira, a nova rodada das pesquisas semanais do Ibope. Analistas acreditam que a vantagem de Ciro sobre Serra cairá abaixo dos 4 pontos percentuais registrados na última pesquisa do Ibope (feita entre 24 e 26 de agosto), quando Lula teve 35%, Ciro 21%, Serra 17% e Garotinho 11% das intenções de voto.

Outra análise é que o candidato tucano José Serra melhorará seu desempenho na simulação de segundo turno contra Lula -na pesquisa anterior, Lula derrotava Serra por 48% a 39%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional