Economia

"Vou reduzir impostos", diz Alckmin

Candidato afirma que, se eleito, vai enviar a proposta de reforma tributária ao Congresso já em janeiro

Alckmin: confiante numa virada nas urnas (--- [])

Alckmin: confiante numa virada nas urnas (--- [])

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.

Geraldo Alckmin (PSDB) conseguiu aquilo que poucos consideravam possível: levar as eleições para o segundo turno e ameaçar a vitória de Lula. Chegar a esse ponto, no entanto, não foi fácil. Primeiro, o tucano teve que enfrentar uma concorrência dentro do próprio partido - contra o atual governador de São Paulo, José Serra - para definir quem seria o representante do PSDB à presidência da República.

Vencida a primeira batalha, Alckmin viu à frente a primeira crise com a qual teria que lidar durante sua campanha: os ataques da facção criminosa PCC à cidade de São Paulo. As pesquisas, no entanto, viriam mostrar que o episódio não prejudicaria a campanha do tucano, que chegou ao final do primeiro turno com 41,6% dos votos, apenas sete pontos percentuais atrás de Lula.

No segundo turno, Alckmin reuniu todas as suas armas para derrotar Lula e levou-as aos debates na TV. O candidato do PSDB questionou incisivamente o rival sobre os escândalos de corrupção e suspeitas de caixa dois, mas não obteve o resultado esperado.

Em contrapartida, Lula reacendeu o debate em torno das privatizações, e com isso voltou a conquistar a preferência do eleitorado, abrindo 24 pontos de vantagem sobre o concorrente a três dias da votação.

Alckmin, no entanto, ainda mostra-se confiante numa virada nas urnas. O candidato do PSDB defende, em sua proposta de governo, a redução de impostos, com o envio de uma proposta de reforma tributária ao Congresso já janeiro. Queda mais acelerada da taxa básica de juros (Selic), forte controle dos gastos públicos e aumento dos investimentos em infra-estrutura também fazem parte de seu plano de governo.

Propostas

O Portal EXAME entrou em contato com a coordenação da campanha de Alckmin para descobrir as propostas e medidas práticas para os seguintes temas econômicos:

  • ajuste fiscal;
  • política monetária;
  • comércio exterior e câmbio;
  • reforma tributária;
  • desburocratização;
  • infra-estrutura;
  • política industrial

Clique aqui e confira a proposta e o perfil do candidato.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor