Economia

Venezuela quer aumentar produção de petróleo no próximo ano

A atual produção de petróleo do país é de 1,5 milhão de barris por dia, e pretende aumentar em 1 milhão de bpd "em breve"

Bandeira da Venezuela (Carlos Becerra/Getty Images)

Bandeira da Venezuela (Carlos Becerra/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 11 de novembro de 2018 às 15h04.

Última atualização em 12 de novembro de 2018 às 08h51.

ABU DHABI (Reuters) - A Venezuela espera aumentar a produção petróleo no próximo ano, mas respeitará quaisquer acordos se a Opep decidir reduzir a produção a partir de dezembro, disse o ministro do Petróleo, Manuel Quevedo, no domingo.

A atual produção de petróleo do país é de 1,5 milhão de barris por dia, e pretende aumentar em 1 milhão de bpd "em breve", disse ele a repórteres em Abu Dhabi.

As declarações de Quevedo foram feitas em Abu Dhabi, onde uma cúpula de monitoramento do mercado de petróleo foi realizada neste domingo, com a presença dos principais exportadoresArábia Saudita e Rússia.

A maioria dos exportadores de petróleo da Opep e aliados apoia um corte na oferta mundial de petróleo, disse o ministro do Petróleo de Omã, Mohammed bin Hamad al-Rumhi.

"Muitos de nós compartilham essa visão", disse o ministro quando questionado sobre a necessidade de um corte. Questionado se poderia chegar a 500 mil ou um milhão de barris por dia, ele respondeu: "Eu não acho justo jogar números agora".

A Arábia Saudita está discutindo uma proposta para reduzir a produção de petróleo em até 1 milhão de barris por dia pela Opep e seus aliados, disseram à Reuters duas fontes próximas às discussões no domingo.

(Reportagem de Dmitry Zhdannikov)

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoPetróleoVenezuela

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega