Economia

Venezuela envia primeiras exportações ao Mercosul

A partida do navio de carga José Leonardo Chirinos, que pertence a uma subsidiária da petrolífera estatal PDVSA, foi transmitida ao vivo na televisão estatal


	Hugo Chávez e Dilma Rousseff: o líder venezuelano  saudou a adesão de seu país ao Mercosul
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Hugo Chávez e Dilma Rousseff: o líder venezuelano  saudou a adesão de seu país ao Mercosul (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 21h01.

Caracas - A Venezuela enviou um primeiro carregamento de alumínio, fertilizante e vidro a seus novos parceiros no Mercosul nesta quinta-feira, apesar das crescentes importações do país e da escassez de produtos no mercado doméstico.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saudou a adesão de seu país ao Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, como o marco inicial de uma nova era de cooperação econômica na América do Sul.

A partida do navio de carga José Leonardo Chirinos, que pertence a uma subsidiária da petrolífera estatal PDVSA, foi transmitida ao vivo na televisão estatal a partir do principal porto venezuelano, Puerto Cabello. A embarcação fará entregas ao Brasil e ao Uruguai.

O carregamento desta quinta-feira foi o primeiro da Venezuela como membro do bloco econômico, embora autoridades digam que várias questões relativas à regulamentação do Mercosul, incluindo tarifas, ainda precisam ser resolvidas.

O Mercosul é responsável por mais de 3 trilhões de dólares em produto interno bruto (PIB) combinado, e seus líderes dizem que o bloco seria a quinta maior economia do mundo caso fosse uma só nação.

O José Leonardo Chirinos é um dos três navios comprados pela Citgo, a unidade de refinaria da PDVSA baseada nos Estados Unidos, para ajudar a conduzir as importações e exportações da Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorVenezuelaExportaçõesMercosul

Mais de Economia

Payroll: EUA cria 64 mil empregos em novembro, acima do esperado

Ata do Copom indica inflação em queda, mas mantém tom cauteloso sobre Selic

Câmara vota hoje PL que corta benefícios fiscais e pode arrecadar R$ 20 bi

Argentina flexibiliza política de câmbio e anuncia plano para acumular reservas