Economia

Vendas no varejo crescem 3,6% em setembro, aponta índice da Cielo

De acordo com a Cielo, o resultadofoi impulsionado em razão da realização da "Semana do Brasil"

Varejo: índice da Cielo acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Varejo: índice da Cielo acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 09h39.

Última atualização em 15 de outubro de 2019 às 09h42.

São Paulo — As vendas no varejo brasileiro cresceram 3,6% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no país.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve alta de 5,8%.

De acordo com a Cielo, o resultado do mês foi impulsionado na comparação com setembro do ano passado em razão da realização, pela primeira vez, da 'Semana do Brasil'.

O evento — organizado pelo governo e que contou com a adesão de várias empresas varejistas — respondeu por 30% da aceleração das vendas de agosto para setembro, disse na nota.

"O resultado de setembro seria ainda melhor não fosse a troca de um sábado, dia forte de vendas, por uma segunda-feira", afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, na nota. Segundo ele, não se deve esperar o mesmo ritmo de crescimento em outubro porque eventos como a Semana do Brasil não ocorrem todos os meses.

Acompanhe tudo sobre:CieloComprasVarejo

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame