Economia

Vendas do setor supermercadista sobem 0,34% em maio

Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, houve aumento de 0,59% ante igual período de 2014


	A taxa de desemprego e a diminuição das contratações estão afetando a massa salarial, a renda e, consequentemente, o consumo
 (Noel Hendrickson/Thinkstock)

A taxa de desemprego e a diminuição das contratações estão afetando a massa salarial, a renda e, consequentemente, o consumo (Noel Hendrickson/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 12h39.

São Paulo - As vendas do setor supermercadista tiveram crescimento real de 0,34% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na comparação com abril deste ano, as vendas reais caíram 2,53%. Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, houve aumento de 0,59% ante igual período de 2014.

Em nota, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, ponderou que o setor tem atentado para a redução do potencial de consumo das famílias. "A taxa de desemprego vem subindo, e as contratações estão diminuindo, o que acaba afetando a massa salarial e a renda", destacou.

Em termos nominais, as vendas do setor caíram 1,81% em maio ante abril. Já na comparação com o mesmo mês de 2014, houve aumento de 8,84%.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoInflaçãoVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor