Economia

Vendas de soja do Brasil avançam para 26% da safra esperada

Brasil comercializou 26 por cento da produção projetada de soja da safra 2014/15, com a colheita começando a partir do início do próximo ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 12h34.

São Paulo - O Brasil comercializou 26 por cento da produção projetada de soja da safra 2014/15, com a colheita começando a partir do início do próximo ano, avanço de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento do final de outubro, apontou a consultoria AgRural.

"As altas em Chicago na primeira quinzena de novembro e a valorização do dólar diante do real ajudaram na evolução da comercialização da safra 2014/15", afirmou a AgRural em relatório com dados levantados até o final de novembro.

A comercialização segue atrasada na comparação com a média de cinco anos para o período (39 por cento), uma vez que produtores começaram as vendas da safra 2014/15 com mais cautela, diante das perdas registradas na bolsa norte-americana.

A soja já caiu cerca de 20 por cento em Chicago este ano e está no caminho certo para o seu maior declínio anual em uma década, após safras recordes nos Estados Unidos e Brasil e expectativa de mais uma grande colheita brasileira.

A safra de soja 2014/15 do Brasil está estimada pela AgRural em um recorde de 94,9 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditieseconomia-brasileiraSojaTrigo

Mais de Economia

Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025