Economia

Varejo tem pior alta anual para o mês desde 2003, diz IBGE

O setor teve um crescimento anual de 4,1% no mês de setembro


	Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados
 (Getty Images)

Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 10h46.

Rio - O crescimento anual de 4,1% no mês de setembro no varejo restrito foi o pior resultado para meses de setembro desde 2003 (-2,8%). A principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados, que teve alta de apenas 0,7% no período.

Segundo a técnica Aleciana Gusmão, da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi um dos setores mais impactados pela alta do dólar. A inflação do grupo alimentação em domicílio em 12 meses chega a 8,7%, acima dos 5,84% registrados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O resultado para o setor de hiper e supermercados também é o menor desde 2003, quando a taxa anual de setembro havia ficado em -3,8%. Depois disso, o menor resultado para meses de setembro havia sido em 2008 (+1,3%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGEVarejo

Mais de Economia

BB Recebe R$ 2 Bi da Alemanha e Itália para Amazônia e reconstrução do RS

Arcabouço não estabiliza dívida e Brasil precisa ousar para melhorar fiscal, diz Ana Paula Vescovi

Benefícios tributários deveriam ser incluídos na discussão de corte de despesas, diz Felipe Salto

Um marciano perguntaria por que está se falando em crise, diz Joaquim Levy sobre quadro fiscal