Economia

USDA estima safra recorde de soja dos EUA

Safra estimada é de 3,913 bi bushels, número superior ao projetado pelo mercado


	Soja: safra terá alta de 19% na comparação anual e acima da projeção do mercado
 (Getty Images)

Soja: safra terá alta de 19% na comparação anual e acima da projeção do mercado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 14h56.

Washington - A produção de milho e <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/soja">soja</a></strong> dos Estados Unidos em 2014, já prevista para patamares recordes, será maior que o estimado há um mês e ligeiramente superior à projetada pelo mercado, informou o Departamento de <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/agricultura">Agricultura</a></strong> norte-americano (USDA) nesta quinta-feira.</p>

Em Chicago, após a divulgação do relatório do governo, os futuros da soja caíram cerca de 1,5 por cento, o milho recuou mais de 2 por cento e o trigo, já na mínima desde julho de 2010, ampliou perdas devido a um salto maior que o projetado dos estoques globais.

"Estamos inundados com os estoques de grãos, não apenas dos EUA, mas no mundo", disse Don Roose, analista da U.S. Commodities em West Des Moines, Iowa.

A safra de milho, a 14,395 bilhões de bushels, superou a estimativa do mercado que estava em 14,288 bilhões. Os estoques finais da temporada foram estimados em mais de 2 bilhões de bushels pela primeira vez em uma década.

O USDA estimou a safra de soja dos EUA em um recorde de 3,913 bilhões de bushels, alta de 19 por cento na comparação anual e acima da projeção do mercado, de 3,883 bilhões de bushels. Isso abre possibilidade para uma colheita de 4 bilhões de bushels no outono, algo nunca antes imaginado.

Os estoques finais da oleaginosa no país irão mais que triplicar em 2014/15 após atingirem o menor nível em quatro décadas, para 475 milhões de bushels, ante 430 milhões da estimativa de agosto e o maior nível desde 2006/07.

No começo da semana, 74 por cento do milho e 72 por cento das lavouras de soja foram avaliadas como em boas ou excelentes condições, depois de chuvas favoráveis em agosto.

Neste momento, às vésperas da colheita, a maior ameaça para a safra seria uma ampla geada antecipada, após uma temporada amplamente favorecida pelo clima.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditiesEstados Unidos (EUA)Países ricosSafras agrícolasSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor