Economia

UE e Mercosul iniciam nova rodada de negociações

Ao longo de toda a semana, os blocos tentarão seguir avançando nas questões de cooperação e diálogo político e nas regras comerciais

Bandeiras do Mercosul: Por enquanto, a UE ainda não acertou uma data com o bloco sul-americano para iniciar a troca mútua de propostas sobre acesso aos mercados (Norberto Duarte/AFP)

Bandeiras do Mercosul: Por enquanto, a UE ainda não acertou uma data com o bloco sul-americano para iniciar a troca mútua de propostas sobre acesso aos mercados (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 13h27.

Bruxelas - A União Europeia (UE) e os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) retomaram nesta segunda-feira em Bruxelas as negociações de um acordo de associação e, ao longo de toda a semana, tentarão seguir avançando nas questões de cooperação e diálogo político e nas regras comerciais.

Os negociadores de ambas as partes trabalham desde esta segunda para aproximar posições e está previsto que a delegação sul-americana seja reforçada a partir da quinta-feira com a chegada da ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, cujo país preside o Mercosul atualmente.

No campo comercial do acordo, o que apresenta mais dificuldades, a UE e os países do Mercosul ainda não começarão a tratar do acesso de seus produtos aos mercados, indicaram fontes da Comissão Europeia à Agência Efe.

Assim, áreas sensíveis da negociação, como os capítulos sobre alfândegas e facilitação do comércio, barreiras técnicas ao comércio e o mecanismo para resolução de conflitos não serão abordadas ainda.

As discussões serão focadas nas normas de liberalização comercial, ou seja, os aspectos do acordo relacionados às regras, nas quais a parte europeia mantém a expectativa de registrar progressos.

As fontes destacaram a importância de acertar essas normas e lembraram que o objetivo dos negociadores é 'avançar o máximo possível no trabalho técnico antes de trocar ofertas sobre acesso a mercados'.

Por enquanto, a UE ainda não acertou uma data com o Mercosul para iniciar a troca mútua de propostas sobre acesso aos mercados, indicaram as fontes, que lembraram que o momento deve ser discutido e aprovado com o Mercosul.

A UE e o Mercosul retomaram as negociações para obter um acordo de associação em maio de 2010, após as sessões terem ficado suspensas em 2004.

O acordo que buscam criará a maior área de livre comércio do mundo, mas para consolidá-la terão que resolver suas diferenças em temas conflitantes como as trocas de bens agrícolas, serviços e investimentos, entre outras questões. 

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAssociaçõesEuropaMercosulUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor