Economia

Trump escolhe Jerome Powell para presidir o Fed, diz jornal

O presidente dos EUA já escolheu quem vai substituir Janet Yellen à frente do banco central americano, segundo o jornal The Wall Street Journal

Donald Trump: Se confirmada informação, Powell substituirá Yellen depois de 4 anos (Isaac Brekken/Getty Images)

Donald Trump: Se confirmada informação, Powell substituirá Yellen depois de 4 anos (Isaac Brekken/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de novembro de 2017 às 09h55.

Última atualização em 3 de novembro de 2017 às 22h50.

O presidente Donald Trump informou ao governador do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Jerome Powell que o escolheu para substituir Janet Yellen à frente do banco central americano, noticiou nesta quarta-feira o jornal The Wall Street Journal.

O jornal citou duas pessoas familiarizadas com o tema, dizendo que Trump conversou com Powell nesta terça-feira para lhe comunicar a decisão.

Caso a indicação seja confirmada pelo Senado, substituirá Yellen quando seu mandato de quatro anos à frente do Fed chegar ao fim em fevereiro. Powell já passou por esse processo de confirmação para se tornar membro da direção do Fed.

Yellen era uma potencial candidata e na manhã desta quarta-feira Trump a qualificou de "excelente". No entanto, ele já havia deixado claro que queria deixar sua marcar em todas as suas nomeações.

Esta será a primeira vez desde o governo de Jimmy Carter, na década de 1970, que um presidente americano não confirma para um novo mandato a um chefe do Fed nomeado pelo antecessor.

Depois de meses de debate público, os analistas dizem que Powell é uma opção intermediária para o presidente, que desejava marcar o fim da era Obama, enquanto os mercados preferiam a continuidade e favoreciam Yellen.

Advogado que não exerce a profissão e que vota com a maioria dos membros do Fed desde que foi designado por Barack Obama em 2012, Powell é visto como um centrista e mais aberto à agenda de desregulação do governo Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJerome Powell

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto