Economia

Trump anunciará retirada dos EUA do tratado TPP, diz CNN

Esta iniciativa será a primeira decisão do novo presidente republicano, que durante a campanha denunciou com veemência este acordo "terrível"

Donald Trump: o tratado foi assinado por 12 países (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump: o tratado foi assinado por 12 países (Jonathan Ernst/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 12h28.

O presidente Donald Trump assinará na manhã desta segunda-feira um decreto para colocar fim à participação dos Estados Unidos no Acordo Transpacífico (TPP) negociado pelo governo de Barack Obama e visto como um contrapeso à influência crescente da China, disse a rede CNN.

Esta iniciativa será a primeira decisão do novo presidente republicano, que durante a campanha denunciou com veemência este acordo "terrível", que "viola", segundo ele, os interesses dos trabalhadores americanos.

O texto, promovido por Washington e que supostamente modela as regras do comércio do século XXI, foi assinado em 2015, mas ainda não entrou em vigor.

O tratado foi assinado por 12 países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã, que representam 40% da economia mundial.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, grande defensor do acordo, estimou que o TPP sem os Estados Unidos "não teria sentido".

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor