Economia

Tombini diz que Selic fica estável por tempo prolongado

O presidente do BC afirmou que a taxa básica de juros vai permanecer nos atuais 7,25% ao ano por um período "suficientemente prolongado"


	Alexandre Tombini: "A estratégia adequada para trazer a inflação para a meta é manter a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado", disse 
 (Antonio Cruz/ABr)

Alexandre Tombini: "A estratégia adequada para trazer a inflação para a meta é manter a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado", disse  (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 07h28.

Brasília - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reiterou nesta quinta-feira (6) a sinalização de que a taxa básica de juros vai permanecer nos atuais 7,25% ao ano por um período "suficientemente prolongado".

A declaração contraria a interpretação de parte do mercado. Ao ler a ata da reunião do Copom, divulgada ontem, alguns analistas entenderam que o BC não teria incorporado o fraco desempenho do PIB divulgado dois dias depois do Copom.

"A ata está mais atual do que nunca", disse Tombini. "A estratégia adequada para trazer a inflação para a meta é manter a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado."

Indagado se o BC poderia definir uma data para o fim da manutenção da Selic em mínima recorde, como fez o banco central americano, Tombini indicou que os sinais atuais são adequados. "Suficientemente prolongado está de bom tamanho." Tombini participou ontem da reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do Mercosul e Países Associados, no Ministério das Relações Exteriores.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasEstatísticasIndicadores econômicosMercado financeiroPersonalidadesSelic

Mais de Economia

FMI reduz previsão de crescimento do PIB dos EUA

Lula diz que Galípolo ‘tem condição’ de presidir BC, mas que decisão será feita com o Senado

Brasil tem queda de 23 mil novos postos de trabalho em relação ao ano passado, após enchentes do RS

Haddad diz que taxação de compras em sites como Shein e AliExpress começa a valer em agosto

Mais na Exame