Economia

Título sustentável: Tesouro concede mandato para Itaú, JPMorgan e Santander auxiliarem em emissão

Instituições financeiras ainda darão assistência à estruturação dos papéis e suporte à emissão inaugural

Setor Público: Os números constam no Balanço do Setor Público Nacional, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Setor Público: Os números constam no Balanço do Setor Público Nacional, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 14 de julho de 2023 às 18h01.

Última atualização em 14 de julho de 2023 às 18h04.

A Secretaria do Tesouro Nacional concedeu mandato condicional aos bancos Itaú BBA, JPMorgan e Santander para auxiliarem a equipe do Ministério da Fazenda na emissão inaugural de títulos públicos  sustentáveis. Em entrevista à EXAME, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que a oferta desses papéis ocorrerá no segundo semestre de 2023.

O Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas definiu na semana passada o texto que servirá como base para a primeira emissão desses títulos. Segundo o Tesouro, os bancos darão assessoria técnica no processo de revisão do Arcabouço Brasileiro Para Títulos Públicos Soberanos Sustentáveis, o documento que formará um guia para o processo de emissão.

Suporte para a emissão dos títulos

Segundo o Tesouro, as instituições financeiras ainda darão assistência à estruturação dos títulos sustentáveis do Brasil e suporte à emissão inaugural desses papéis.

"Os títulos públicos sustentáveis são instrumentos de dívida pública lastreados em programações orçamentárias do Orçamento Geral da União destinadas ao desenvolvimento sustentável e definidas como elegíveis à luz do Arcabouço, incluindo ações e projetos associados à temática ambiental ou social", informou o Tesouro.

Durante o processo de elaboração do novo título, o Tesouro manterá o monitoramento das condições de mercado para eventuais emissões tradicionais de dívida externa.

Acompanhe tudo sobre:Tesouro NacionalTítulos públicos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor