EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h32.
A AOL confirmou: vai mesmo parar de comercializar o rentável serviço de acesso à internet. A empresa oferecerá gratuitamente aquilo que sempre foi a característica principal do seu negócio. A proprietária Time Warner avalia que a empresa perderá mais da metade dos 17,7 milhões de assinantes nos próximos três anos, segundo o americano The New York Times.
Apesar da perda, a Time Warner prometeu aos investidores que o lucro operacional da AOL registrará um aumento anual. A ação deverá permitir o corte de 1 bilhão de dólares por ano nas despesas da AOL. A redução ocorrerá amplamente na área de vendas e de serviços de atendimento ao cliente. Por outro lado, haverá o incremento da comercialização de publicidade com a expansão da base de serviços gratuitos.
A AOL registrou aumento de vendas de anúncios maior que o esperado no segundo trimestre, um dos fatores que contribuíram para a controladora conseguir um lucro de 1 bilhão de dólares no período em comparação ao mesmo trimestre de 2005.
Inicialmente, a reação ao anúncio feito pela Time Warner foi positiva. As ações da companhia subiram 2,58%, para 16,67 dólares. Mas, de acordo com o jornal nova-iorquino, alguns analistas mostram-se desconfiados em relação às projeções financeiras feitas para a AOL.