Economia

Taxa de desemprego nos EUA sobe para 4,9% em junho

Em junho, a economia americana criou 287 mil empregos, após o frágil e inesperado dado de maio no qual foram criados apenas 38 mil novos empregos


	Desemprego: o aumento na taxa para 4,9% é consequência de um maior número de gente que entra na força de trabalho na busca de emprego
 (AFP/ Spencer Platt)

Desemprego: o aumento na taxa para 4,9% é consequência de um maior número de gente que entra na força de trabalho na busca de emprego (AFP/ Spencer Platt)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2016 às 10h35.

Washington - A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu dois décimos em junho e ficou em 4,9%, enquanto o mercado de trabalho registrou uma grande criação de emprego, informou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho do país.

Em junho, a economia americana criou 287 mil empregos, após o frágil e inesperado dado de maio no qual foram criados apenas 38 mil novos empregos, o que aponta para a continuidade da recuperação econômica.

O número de empregos criados é notavelmente superior ao previsto pelos economistas, que tinham calculado cerca de 170 mil.

O aumento na taxa de desemprego para 4,9% é consequência de um maior número de gente que entra na força de trabalho na busca de emprego, pois a taxa de participação subiu para 62,7%.

Em relação ao salário médio por hora, no mês passado, cresceu 0,1% e ficou em US$ 25,61, enquanto o aumento acumulado desde junho de 2015 foi de 2,6%.

Em seu relatório, o governo revisou, além disso, para baixa os números de criação de emprego de maio, dos 38 mil novos postos calculados inicialmente para 11 mil, e eleva os de abril de 123 mil para 144 mil.

O dado negativo de maio levou o Federal Reserve (Fed, banco central americano), em sua reunião de junho a adiar a planejada alta de taxas de juros, ao gerar dúvidas sobre a consistência da criação de emprego.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEstados Unidos (EUA)Mercado de trabalhoPaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor