Economia

Taxa de cheques sem fundo cai em agosto, indica Serasa

O índice de agosto foi 0,11 ponto percentual menor do que em julho

Na comparação com agosto do ano passado houve expansão de cheques devolvidos motivada pelo “aumento do endividamento, da inflação e dos juros altos” (Stock.xchng)

Na comparação com agosto do ano passado houve expansão de cheques devolvidos motivada pelo “aumento do endividamento, da inflação e dos juros altos” (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2011 às 12h11.

São Paulo - A taxa de cheques devolvidos por falta de fundos no país, em agosto, foi 0,11 ponto percentual menor do que em julho, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. De um total de 89,4 milhões de cheques compensados, 1,88% não tinham a provisão necessária na conta do correntista para a liquidação da dívida. Já no mês anterior, o percentual foi 1,99%, em um volume menor de documentos compensados (80,8 milhões).

Na comparação com agosto do ano passado houve piora das condições. Naquele período, as devoluções atingiram 1,62% dos cheques compensados. De janeiro a agosto deste ano sobre igual período de 2010 também ocorreu crescimento com 1,93% ante 1,82%, alta de 0,11 ponto percentual.

No acumulado do ano, Roraima foi o estado com maior percentual de devolução (11,99%) e o menor foi verificado em São Paulo (1,46%). Entre as regiões, a Norte foi a que mais apresentou devoluções com 4,07% e, em sentido oposto, a Sudeste teve a menor taxa 1,57%.

Para os economistas da Serasa, essa expansão foi provocada pelo “aumento do endividamento, da inflação e dos juros altos”.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaSerasa ExperianExperianInadimplênciaCheque especial

Mais de Economia

Selic será mantida hoje? Dólar e China abrem espaço para queda dos juros em março

Selic é definida hoje; Brasil tem 2ª maior taxa de juros reais do mundo

BC deve manter Selic, mas 3 fatores abrem espaço para queda em março

Exploração de gás natural na Venezuela pode ser uma alternativa para Petrobras, diz diretora