Economia

Superar o iene fortalecido ainda é prioridade, diz Taro Aso

O ministro também pediu que a oposição ajude a "aprovar rapidamente" o orçamento adicional de 13,1 trilhões de ienes destinado à recuperação da economia japonesa


	Taro Aso: "A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada", afirmou o ministro
 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Taro Aso: "A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada", afirmou o ministro (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 05h47.

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta segunda-feira que acabar com a tendência de fortalecimento do iene continua sendo uma das prioridades para o governo, sugerindo que o recente enfraquecimento da moeda ainda não satisfez a liderança da nação.

"A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada, além de ampliar o emprego e renda e trazer de volta uma forte economia japonesa", afirmou o ministro em um discurso sobre o orçamento ao parlamento.

Depois de um aumento de 10% no valor do dólar ante o iene desde a eleição nacional em dezembro, os comentários de Aso sugerem que o governo continua determinado a manter seus esforços para inverter a queda geral de preços e diminuir o valor do iene para ajudar os exportadores japoneses.

Aso também pediu que os partidos da oposição ajudem a "aprovar rapidamente" o orçamento adicional de 13,1 trilhões de ienes destinado à recuperação da economia japonesa. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaCâmbioMoedasJapãoIene

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1