Economia

Superar o iene fortalecido ainda é prioridade, diz Taro Aso

O ministro também pediu que a oposição ajude a "aprovar rapidamente" o orçamento adicional de 13,1 trilhões de ienes destinado à recuperação da economia japonesa


	Taro Aso: "A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada", afirmou o ministro
 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Taro Aso: "A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada", afirmou o ministro (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 05h47.

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta segunda-feira que acabar com a tendência de fortalecimento do iene continua sendo uma das prioridades para o governo, sugerindo que o recente enfraquecimento da moeda ainda não satisfez a liderança da nação.

"A tarefa mais importante para este Gabinete é o de superar o fortalecimento do iene e a deflação prolongada, além de ampliar o emprego e renda e trazer de volta uma forte economia japonesa", afirmou o ministro em um discurso sobre o orçamento ao parlamento.

Depois de um aumento de 10% no valor do dólar ante o iene desde a eleição nacional em dezembro, os comentários de Aso sugerem que o governo continua determinado a manter seus esforços para inverter a queda geral de preços e diminuir o valor do iene para ajudar os exportadores japoneses.

Aso também pediu que os partidos da oposição ajudem a "aprovar rapidamente" o orçamento adicional de 13,1 trilhões de ienes destinado à recuperação da economia japonesa. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaCâmbioMoedasJapãoIene

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira