Economia

Suíça e EUA adiam acordo sobre evasão fiscal

Suíça e os Estados Unidos adiaram em seis meses a entrada em vigor do acordo para troca de informações sobre a evasão fiscal

Moedas e cédulas de euro: acordo contra fraude fiscal dos americanos com contas na Suíça estabelece um sistema quase automático de troca de informações (Damien Meyer/AFP)

Moedas e cédulas de euro: acordo contra fraude fiscal dos americanos com contas na Suíça estabelece um sistema quase automático de troca de informações (Damien Meyer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 09h59.

Zurique - A Suíça e os Estados Unidos adiaram em seis meses a entrada em vigor do acordo para troca de informações sobre a evasão fiscal, indicou nesta segunda-feira o departamento financeiro suíço.

As instituições financeiras suíças vão começar a implementar a Lei de Cumprimento Tributário de Contas Estrangeiras (Facta) americana a partir de 1º de julho de 2014 e não em 1º de janeiro deste ano, como originalmente planejado.

O acordo para lutar contra a fraude fiscal dos americanos com contas na Suíça estabelece um sistema quase automático de troca de informações entre os dois países.

O adiamento é justificado porque o contrato só foi assinado em fevereiro deste ano, segundo o Departamento Federal de Finanças (FDF).

O mecanismo prevê que o titular de uma conta em um banco suíço terá que autorizar a transmissão de dados para os Estados Unidos. E mesmo se não autorizar, os dados serão transmitidos de maneira anônima.

O acordo, alcançado após longas negociações entre a Suíça e os Estados Unidos, tem como objetivo taxar as contas suíças de cidadãos americanos.

No final de agosto, Washington e Berna chegaram a um outro acordo sobre dinheiro não declarado de cidadãos americanos já nos bancos suíços.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaFraudesPaíses ricosSuíça

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame