Bandeiras do Chipre e da União Europeia em prédio: o Chipre aguarda o início das reuniões com a chamada "troika internacional" (EUCyprus/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 18 de julho de 2012 às 13h54.
Nicósia - A agência de classificação de riscos Standard & Poor's (S&P) calcula que a quantia necessitada pelo Chipre para sanear sua economia e seu setor bancário pode alcançar 15 bilhões de euro, isto é, 83% de seu Produto Interno Bruto (PIB).
A República do Chipre, que se tornou no final de junho o quinto país da zona do euro a solicitar ajuda financeira comunitária, precisa de 11 bilhões de euros para os próximos três anos, segundo um relatório da S&P emitido ontem à noite.
Mas, ao considerar a instabilidade na Grécia e os riscos de outros focos de atenção, como Irlanda e Portugal, a agência eleva a quantia necessária em seu total a 15 bilhões de euros.
O Chipre aguarda o início das reuniões com a chamada "troika internacional" (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), no próximo dia 23, para negociar o programa de assistência e fixar definitivamente o nível da ajuda que será concedida.