Economia

S&P reafirma rating da Alemanha em AAA, com perspectiva estável

De acordo com a agência, a nota de crédito soberana da Alemanha é apoiada "pelo forte quadro institucional do país e pelo sistema político estável"

Alemanha: agência de rating diz esperar que o crescimento acima do potencial permita ao país continuar acumulando amortecedores fiscais e externos (Sean Gallup/Getty Images)

Alemanha: agência de rating diz esperar que o crescimento acima do potencial permita ao país continuar acumulando amortecedores fiscais e externos (Sean Gallup/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de abril de 2018 às 19h23.

São Paulo - A agência de classificação de risco S&P Global reafirmou o rating da Alemanha em AAA e manteve a perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência diz esperar que o crescimento acima do potencial permita à Alemanha continuar acumulando amortecedores fiscais e externos, protegendo a economia de choques adversos.

De acordo com a S&P, a nota de crédito soberana da Alemanha é apoiada "pelo forte quadro institucional do país e pelo sistema político estável, apesar das prolongadas conversas da coalizão que duraram quase seis meses".

Além disso, a agência aponta que a perspectiva estável "reflete nossa visão de que, nos próximos dois anos, as finanças públicas e o sólido balanço externo da Alemanha continuarão a resistir a potenciais choques financeiros e econômicos em todos os cenários prováveis".

A S&P espera que esses fatores positivos irão manter o índice líquido da dívida pública contido e irão sustentar "a formidável posição de credor externo da economia em uma estimativa de 63% do PIB".

A S&P diz, ainda, que poderia rebaixar os ratings da Alemanha "se observássemos uma tendência de crescimento significativamente mais fraca do que esperamos atualmente, traduzindo-se em uma acentuada deterioração das finanças públicas" ou se a agência perceber um enfraquecimento do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) do Banco Central Europeu (BCE).

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingAlemanhaRatingStandard & Poor's

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor