EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.
O faturamento com vendas externas do setor siderúrgico cresceu 8,9% no primeiro semestre em comparação com mesmo período de 2003, para 2,3 milhões de dólares, apesar da queda de 11,4% em volume, para 6,2 milhões de toneladas.
Na mesma comparação de períodos, as vendas de aço no mercado interno avançaram 13% em tonelagem. Foram fornecidas 8,6 milhões de toneladas de janeiro a junho, ante 7,8 milhões na primeira metade de 2003.
Comunicado do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) desta quarta-feira (28/7) afirma que o setor prioriza o abastecimento do mercado interno, e por isso foi levado a diminuir em 11,8% suas exportações "em detrimento dos melhores resultados que seriam obtidos nas vendas externas, com excelentes condições de demanda aquecida e preços elevados". O IBS não informa no texto, porém,as receitas auferidas pelas vendas internas.
A produção cresceu 2,1%, para 16,1 milhões de toneladas, com reorientação para o fornecimento interno de produtos acabados de maior valor agregado, o que causou um recuo de 12,9% na fabricação de semi-acabados.
Na mesma comparação de períodos, as importações de produtos siderúrgicos caíram 3,6% em tonelagem e cresceram 9,6% em valor.