Economia

Setor privado dos EUA mantém ritmo em dezembro

Crescimento dos serviços acelerou e as contratações aumentaram

Serviços: PMI do setor de serviços em dezembro subiu para 56,0, ante 55,9, em meio ao aumento das novas encomendas, levando as empresas a contratarem mais funcionários (Getty Images)

Serviços: PMI do setor de serviços em dezembro subiu para 56,0, ante 55,9, em meio ao aumento das novas encomendas, levando as empresas a contratarem mais funcionários (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 11h49.

Nova York - A atividade do setor privado dos Estados Unidos continuou expandindo em dezembro uma vez que o crescimento dos serviços acelerou e as contratações aumentaram, mostrou nesta quarta-feira o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O Markit informou que seu PMI preliminar composto, que acompanha os índices de indústria e serviços, atingiu 56,2 neste mês, inalterado ante novembro. Leitura acima de 50 indica expansão.

O PMI do setor de serviços em dezembro subiu para 56,0, ante 55,9, em meio ao aumento das novas encomendas, levando as empresas a contratarem mais funcionários.

O índice de emprego, após atingir mínima de oito meses de 52,4 no mês passado, saltou para 55,7 em dezembro, ritmo mais rápido de crescimento desde o início da série no final de 2009. No setor privado, a medida de emprego subiu para 55,4 ante 52,4.

"A notícia particularmente encorajadora é que o crescimento do emprego acelerou tanto em serviços quanto na indústria, sugerindo que o crescimento do emprego fora do setor agrícola superou 200 mil em dezembro", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

"As empresas se tornaram cada vez mais otimistas com o cenário, especialmente porque a entrada de novos trabalhos está aumentando em uma das taxas mais rápidas desde 2009", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPMI – Purchasing Managers’ IndexServiços diversos

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame