Setor de móveis pede a Mantega isenção de IPI
Por Renata Veríssimo Brasília - A Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa) entregaram hoje ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, um estudo sobre as vendas no setor e solicitaram a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por seis meses. O presidente […]
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2009 às 16h43.
Por Renata Veríssimo
Brasília - A Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa) entregaram hoje ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, um estudo sobre as vendas no setor e solicitaram a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por seis meses.
O presidente da Abimóvel, José Luiz Fernandez, disse que a medida é necessária para alavancar as vendas, já que o setor tem sofrido com a redução das exportações em função da queda da demanda no mercado mundial. Fernandez disse que o setor vendeu 5,7% menos em agosto deste ano na comparação com agosto de 2008. Informou também que as vendas para a Argentina, o segundo maior mercado comprador de móveis brasileiros, caíram 45% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O maior comprador de móveis do Brasil são os Estados Unidos. Segundo Fernandez, o pleito da indústria tem o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).