Economia

Serasa: procura das empresas por crédito cai em outubro

Por Mário Sérgio Lima São Paulo - A procura das empresas por crédito caiu 2% em outubro ante setembro, no terceiro mês consecutivo de queda na comparação mensal, segundo dados do Indicador de Demanda de Empresas por Crédito, divulgado hoje pela Serasa Experian. Em setembro, o indicador havia caído 0,9% e, em agosto, 4,3%. Em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2009 às 10h34.

Por Mário Sérgio Lima

São Paulo - A procura das empresas por crédito caiu 2% em outubro ante setembro, no terceiro mês consecutivo de queda na comparação mensal, segundo dados do Indicador de Demanda de Empresas por Crédito, divulgado hoje pela Serasa Experian. Em setembro, o indicador havia caído 0,9% e, em agosto, 4,3%. Em relação a outubro do ano passado, a demanda por crédito registrou recuo ainda maior, de 5,6%, um resultado idêntico à queda apurada no acumulado dos dez primeiros meses do ano ante mesmo período de 2008.

Ainda segundo o indicador, somente as grandes empresas registraram elevação na procura por crédito no mês passado, de 1,1% ante setembro. Na comparação com outubro de 2008, a ampliação foi de 11,2% e, no acumulado do ano, de 3,5%.

Entre as micro e pequenas empresas houve o maior recuo na procura por crédito ante setembro deste ano, de 2%, acima da queda registrada pelas empresas médias na mesma base de comparação, de 1,6%. Ambos os segmentos registraram diminuição na demanda por crédito ante outubro de 2008 (redução de 5,8% nas micro e pequenas empresas e de 4,6% nas médias) e no acumulado do ano até o mês passado (também de 5,8% para micro e pequenas empresas e de 4,6% para as companhias médias).

Regiões

O indicador Serasa Experian registrou queda na demanda das empresas por crédito em todas as regiões do País em outubro. O maior recuo ocorreu no Centro Oeste, de 3,1%, enquanto a menor retração foi apurada na região Norte, de 0,3%. Todas as regiões também registraram menor procura por crédito na comparação com outubro do ano passado e no acumulado do ano.

Por setor, a indústria registrou a maior queda na procura por crédito, de 4%, em relação a setembro. O setor de serviços foi a exceção, com aumento de 0,7% na demanda, enquanto o comércio teve retração de 3,6% na procura por crédito. Nas comparações com outubro do ano passado e no acumulado do ano, os três setores registraram menor procura por crédito.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor