Economia

Serasa: demanda do consumidor por crédito cai 7%

A demanda dos consumidores por crédito caiu 7% de janeiro para fevereiro deste, mostrou um indicador da Serasa Experian divulgado hoje. Segundo economistas da empresa, especializada em análise de crédito, o número vem diminuindo desde o início do ano, por causa da desaceleração da atividade econômica e do consumo.   A redução da demanda ocorreu […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A demanda dos consumidores por crédito caiu 7% de janeiro para fevereiro deste, mostrou um indicador da Serasa Experian divulgado hoje. Segundo economistas da empresa, especializada em análise de crédito, o número vem diminuindo desde o início do ano, por causa da desaceleração da atividade econômica e do consumo.

A redução da demanda ocorreu após um aumento do endividamento das famílias no segundo semestre de 2009, em consequência dos pacotes de combate à crise econômica mundial. Em fevereiro deste ano, a demanda do consumidor por crédito subiu 18,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Serasa associou o avanço à base de comparação, já que em fevereiro de 2009 a procura por empréstimos havia registrado o segundo menor índice da série histórica, por conta dos impactos da crise. Sob este mesmo efeito, no acumulado dos dois primeiros meses de 2010, a demanda do consumidor por crédito avançou 16,1% ante o mesmo bimestre de 2009.

A procura dos consumidores por crédito caiu em quatro das cinco regiões brasileiras, entre janeiro e fevereiro de 2010. A queda mais acentuada ocorreu na região Sul (baixa de 9,2%), seguida por Nordeste (queda de 7,4%), Sudeste (recuo de 7,5%) e Norte (retração de 4,8%). Só houve elevação do indicador no Centro-Oeste, de 0,9%. É o segundo mês seguido de crescimento da procura por crédito dos consumidores dessa região, o que, segundo a Serasa, pode ser resultado da recuperação do agronegócio.

Na comparação entre fevereiro de 2009 e o mesmo mês de 2010, houve crescimento de pelo menos 10% na procura por crédito em todas as regiões, com destaque para o Centro-Oeste (27%). A demanda por crédito caiu entre todas as faixas de renda de janeiro a fevereiro. A maior queda, de 7,5%, foi registrada entre quem ganha de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Já a menor baixa, de 2 6%, ocorreu entre os consumidores de baixa renda, com salário de até 500 reais.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas de paísesEmpréstimosfinanciamentos-para-pequenas-empresas

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra