Economia

Senador Delcídio Amaral defende fim da guerra fiscal

Delcídio disse ainda que o Brasil não vai resolver os grandes problemas de violência nas metrópoles se não resolver a questão das fronteiras


	Moeda: Delcídio falou da criação de grupo de trabalho para retomar proposta de redução gradual até 4% das alíquotas do ICMS até 2028
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Moeda: Delcídio falou da criação de grupo de trabalho para retomar proposta de redução gradual até 4% das alíquotas do ICMS até 2028 (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 16h00.

São Paulo - O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse nesta quarta-feira, 09, que "a guerra fiscal tem de acabar". Após participar do Fórum Estadão Regiões sobre o Centro-Oeste, o parlamentar falou da criação de um grupo de trabalho para retomar a proposta de redução gradual até 4% das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) até 2028.

Delcídio disse que o grupo deve começar a atuar esta semana e é formado pelos senadores Luiz Henrique (SC), Francisco Dornelles (RJ) e Armando Monteiro (PE).

Questionado sobre a atitude do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), ao dizer que o secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi, deveria se calar em vez de se posicionar contra os incentivos fiscais dados pelos estados, Delcídio afirmou que o momento é "delicado" e, portanto, é preciso dialogar.

"A gente encontra soluções conversando. Não adianta tomar qualquer tipo de atitude mais radical."

No evento, Puccinelli parafraseou o rei espanhol Juan Carlos que, em 2007, pediu ao presidente venezuelano Hugo Chávez que se calasse - Chávez faleceu em março deste ano. "Será que 22 unidades da Federação estão erradas ao apoiar os incentivos fiscais? (Calabi), por que 'no te callas'?"

Fronteiras

Delcídio disse ainda que o Brasil não vai resolver os grandes problemas de violência nas metrópoles se não resolver a questão das fronteiras.

"O país precisa ter política de fronteira", afirmou. Ele citou o Sistema Integrado de Monitoramente de Fronteiras (Sisfron) como um importante passo nessa direção.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosICMSIncentivos fiscaisGuerra fiscal

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?