Economia

Senado aprova MP que autoriza compra de etanol diretamente de produtor

Originalmente, a medida assinada por Bolsonaro também permitia que postos passassem a vender combustíveis de outras marcas

Projeto do devedor contumaz atinge cadeia do combustível  (Rodrigo Capote/Getty Images)

Projeto do devedor contumaz atinge cadeia do combustível (Rodrigo Capote/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 08h40.

O Senado aprovou uma medida provisória que autoriza postos de combustíveis a comprarem etanol hidratado diretamente de produtores ou importadores, sem a necessidade de passar por distribuidoras. Como foi alterado, o texto dependerá de sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Originalmente, a medida assinada por Bolsonaro também permitia que postos passassem a vender combustíveis de outras marcas, diferentes de suas bandeiras, desde que devidamente informado ao consumidor. A chamada "bomba branca", no entanto, foi retirada durante a votação na Câmara.

Promessa do presidente Jair Bolsonaro, a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis vinha sendo estudada desde 2019. A intenção do governo é aumentar a competição no setor. Os distribuidores poderão continuar atuando, porém o posto poderá optar pela compra direta dos produtores nacionais - maiores fornecedores - ou do importador.

Acompanhe tudo sobre:SenadoCombustíveis

Mais de Economia

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro

Desacelaração da economia seguirá e reforça corte da Selic em janeiro