Economia

Semestre ainda não acabou, mas já está perdido para o comércio

O primeiro semestre de 2003 pode ser considerado perdido para o varejo paulistano. O pessimismo do presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos, se deve ao resultado da pesquisa do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), que mostrou uma queda no movimento nas lojas em maio - segundo melhor mês no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.

O primeiro semestre de 2003 pode ser considerado perdido para o varejo paulistano. O pessimismo do presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos, se deve ao resultado da pesquisa do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), que mostrou uma queda no movimento nas lojas em maio - segundo melhor mês no ano em razão da demanda por presentes no Dia das Mães.

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) caíram 5,3% no mês passado em comparação a maio de 2003. Também houve retração na utilização do Usecheque pelos estabelecimentos comerciais: 4,3%.

Segundo Afif Domingos, a recuperação no segundo semestre dependerá da queda na taxa de juros básica ou na redução do depósito compulsório dos bancos, ambos determinados pela política monetária do Banco Central (BC).

No meio de notícias ruins, a pesquisa do IEGV mostrou um indicador positivo: a inadimplência ficou estável em maio, apesar da queda na renda real do trabalhador. A postura preventiva do consumidor de evitar dívidas pode ser notada no aumento de 15,9% no número de cancelamentos de débitos no SCPC.

Para o Dia dos Namorados - a terceira melhor data para o comércio, atrás somente do Natal e do Dia das Mães -, o presidente da ACSP não tem esperanças de grande crescimento no faturamento. Em razão do esforço e das promoções dos comerciantes, ele acredita que volume de vendas para o próximo dia 12 de junho será o mesmo que o do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Por que os recordes de arrecadação do governo Lula não animam mais o mercado?

Conta de luz vai aumentar em julho após Aneel acionar bandeira amarela; veja valores

Inflação nos EUA cai ligeiramente em maio a 2,6% interanual, segundo índice PCE

Desemprego cai para 7,1% em maio, menor taxa para o mês desde 2014

Mais na Exame