Economia

Sancionada lei que reduz tributos para pessoas com deficiência

A nova lei reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre 27 produtos voltados a pessoas com deficiência

Segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no país (James Dyson Foundation)

Segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no país (James Dyson Foundation)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 11h44.

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (18) a lei que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre 27 produtos voltados a pessoas com deficiência.

Entre os produtos estão calculadoras equipadas com sintetizador de voz, teclados com adaptações específicas, mouses com acionamento por pressão, digitalizador de imagens – scanners – equipados com sintetizador de voz, lupas eletrônicas, próteses oculares e softwares de leitores de tela que convertem o texto em voz ou em caracteres braille, para utilização de surdos-cegos.

A medida faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limite), lançado pelo governo federal no ano passado. Também contam com isenção desde novembro do ano passado, data de publicação da Medida Provisória 549/11, partes e peças para cadeiras de rodas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no país, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosIncentivos fiscaisLeãoLegislaçãoPessoas com deficiência

Mais de Economia

Salário mínimo de R$ 1.518 em 2025 depende de sanção de nova regra e de decreto de Lula

COP29 em Baku: Um mapa do caminho para o financiamento da transição energética global

Brasil abre 106.625 postos de trabalho em novembro, 12% a menos que ano passado

Incertezas internas e externas derrubam confiança empresarial na Coreia do Sul