Economia

Saldo de transações correntes de junho é novo recorde

Dívida externa recua 3,6%. Reservas internacionais ficam abaixo de US$ 50 bi

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h02.

O resultado das transações correntes do balanço de pagamentos em junho, com 2,1 bilhões de dólares, bateu o recorde registrado em maio, de 1,5 bilhão. As transações correntes são compostas pela balança comercial, pelo resultado de serviços e rendas e pelas transferências unilaterais.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22/7) pelo Banco Central (BC), que destaca o saldo comercial de 3,8 bilhões de dólares, também histórico. O boletim do BC registra que a conta financeira, que inclui o pagamento ao Fundo Monetário Internacional de 1,3 bilhão, foi deficitária em 2,5 bilhões.

As remessas líquidas de renda para o exterior somaram 1,5 bilhão de dólares, elevação de 2,7% em relação a junho. Os investimentos estrangeiros diretos líquidos foram de 737 milhões, comparados a 186 milhões no mesmo mês de 2003. Já os investimentos líquidos em ações apresentaram saldo negativo de 189 milhões.

As reservas internacionais diminuíram 735 milhões de dólares em junho, totalizando 49,8 bilhões.

Os números do BC sobre dívida externa são ainda estimativas para o mês de abril. Com um total de 205,8 bilhões de dólares, a dívida caiu 3,6% em relação a março. Do total, 19,5 bilhões referem-se a dívidas de curto prazo (somavam 20,2 bilhões em maio). O setor público não-financeiro responde por 55,5% da dívida externa total. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada