Economia

Safra de cana-de-açúcar deve subir 10% nos próximos dois anos

São Paulo  - O Brasil deverá produzir uma safra de cana-de-açúcar 10 por cento maior na temporada 2010/11, na comparação com o ano anterior, em um volume total de 664,3 milhões de toneladas, informou o governo nesta quinta-feira. De acordo com o primeiro levantamento para a produção da nova safra realizado pela estatal Conab (Companhia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2010 às 13h02.

São Paulo  - O Brasil deverá produzir uma safra de cana-de-açúcar 10 por cento maior na temporada 2010/11, na comparação com o ano anterior, em um volume total de 664,3 milhões de toneladas, informou o governo nesta quinta-feira.

De acordo com o primeiro levantamento para a produção da nova safra realizado pela estatal Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de açúcar do país subirá 17 por cento, para 38,7 milhões de toneladas.

Já a produção total de etanol (anidro e hidratado somados) atingirá 28,5 bilhões de litros, volume 10,6 por cento maior que o do ano passado.

Os técnicos da Conab, que visitaram as principais regiões de produção do país entre os dias 28 de março e 16 de abril, destacaram o bom padrão climático e o uso adequado de tecnologia para o aumento do volume a ser processado.

"Quanto ao aspecto agronômico, a cultura apresenta um desenvolvimento excelente, resultante do sincronismo entre a tecnologia aplicada no cultivo e as condições climáticas favoráveis. A ocorrência de chuvas frequentes favoreceu o desenvolvimento da cana-de-açúcar, mas, no primeiro momento, causou a diminuição do teor de sacarose que é medida através do ATR (açúcar total recuperável), que ainda pode ser recuperado com a maturação completa da cana", informou a Conab no relatório.

Sobre o centro-sul, a Conab estimou que a região vai produzir 596,2 milhões de toneladas de cana, ante 542,8 milhões na temporada passada.

O centro-sul deve produzir 33,7 milhões de toneladas de açúcar, ante 28,7 milhões em 09/10, e 26,3 bilhões de litros de etanol total, contra 23,7 bilhões na safra anterior.

"A produtividade média brasileira está estimada em 82,1 kg/hectare, 0,6 por cento maior que a da safra 2009/10, mostrando um certo equilíbrio nas duas safras. O centro-sul puxa as médias para cima devido às condições de produção, tamanho de lavoura, tipo de solo, topografia, clima e tecnologia aplicada", disse a estatal.

Foi notado aumento da área de cultivo de cana em praticamente todos os Estados produtores.

"A previsão de maior aumento foi constatada em São Paulo, que ampliou em 267.600 hectares o seu canavial em produção. O aumento previsto (para todo o Brasil) é de 681.900 hectares".

A Conab estima que do total de 664,3 milhões de toneladas de cana, 301,5 milhões serão destinados para a produção de açúcar e 362,8 milhões para álcool.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAmérica LatinaDados de BrasilTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor