Economia

S&P eleva perspectiva da Índia para estável, ante negativa

Para agência, mandato forte do governo do primeiro-ministro Narendra Modi o deixará implementar reformas fiscais e econômicas


	Narendra Modi: confiança de investidores e interesse no exterior ressurgiram após a eleição do primeiro-ministro
 (Amit Dave/Reuters)

Narendra Modi: confiança de investidores e interesse no exterior ressurgiram após a eleição do primeiro-ministro (Amit Dave/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 08h41.

Mumbai - A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou a perspectiva para a classificação "BBB-" da Índia a "estável", ante "negativa", argumentando que o mandato "forte" do governo do primeiro-ministro Narendra Modi o deixará implementar reformas fiscais e econômicas.

A S&P havia cortado a perspectiva da Índia para "negativa" em abril de 2012, e isso passou a simbolizar a queda da confiança de investidores na Índia devido a casos de corrupção e à falta de ação pelo governo então liderado pelo Congresso.

Porém, a confiança de investidores estrangeiros na Índia ressurgiu, aumentando o interesse no exterior após a eleição de Modi em maio, que prometeu reviver os investimentos e impulsionar o crescimento econômico.

"Nossa revisão de perspectiva indica que acreditamos que o forte mandato do atual governo permitirá que ele implemente muitas de suas reformas administrativa, fiscal e econômica", disse a S&P em comunicado.

"Acreditamos que a administração atual vai remediar, em graus variáveis, os impedimentos ao crescimento: paralisia política, gargalos no suprimento de energia e obstáculos administrativos".

A Índia está classificada com o grau de investimento mais baixo, com perspectiva "estável", pelas três maiores agências de classificação de risco.

A S&P citou a posição externa da Índia e a melhoria no saldo de conta corrente do país como outros fatores positivos para sua classificação.

A agência, porém, alertou que pode rebaixar a classificação da Índia caso a agenda de reformas do governo trave.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaAgências de ratingDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoStandard & Poor's

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras