Economia

Rússia apoiará indústria doméstica de autos com subsídios

Vendas de carros russos caíram em 2013 e enfrentam outro ano fraco conforme uma economia travada afasta compradores


	Carros: subsídios serão direcionados à pesquisa e desenvolvimento, para apoiar empregos e para compensar alguns custos relacionado à adequação a padrões
 (Getty Imagens)

Carros: subsídios serão direcionados à pesquisa e desenvolvimento, para apoiar empregos e para compensar alguns custos relacionado à adequação a padrões (Getty Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 11h40.

Moscou - A Rússia planeja apoiar sua combalida indústria automotiva com subsídios de até 271 bilhões de rublos russos (8 bilhões de dólares) nos três próximos anos ate 2016, disse o governo.

As vendas de carros russos caíram em 2013 e enfrentam outro ano fraco conforme uma economia travada afasta compradores, de acordo com o grupo de lobby Associação de Negócios Europeus.

Os subsídios serão direcionados à pesquisa e desenvolvimento, para apoiar empregos e para compensar alguns custos relacionado à adequação a padrões de emissão de gases mais duros, disse o governo em um comunicado em seu website.

A maior montadora russa é a Avtovaz, fabricante do Lada, que passará a ser controlada pela aliança franco-japonesa Renault-Nissan em meados de 2014. Outras montadoras estrangeiras têm investido muito no país, como a Ford e a General Motors.

O governo disse que a Rússia quer aumentar a produção de carros para 3,1 milhões de unidades ao ano e de veículos comerciais leves para 280 mil unidades ao ano, sem fornecer números comparativos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosEuropaIndústriaRússiaVeículos

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame