Economia

Reunião entre Bolívia e REE acaba em clima cordial

Não foi mencionado o anúncio do vice-presidente boliviano no sentido que dará uma ''pequena ou diminuta'' compensação a REE ou talvez ''nada''

Morales expropriou na semana passada as ações da REE na TDE, equivalentes a 99,94% do pacote acionário, argumentando investimentos insuficientes (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Morales expropriou na semana passada as ações da REE na TDE, equivalentes a 99,94% do pacote acionário, argumentando investimentos insuficientes (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2012 às 19h44.

La Paz - A primeira reunião do presidente da Rede Elétrica da Espanha (REE), José Folgado, com o ministro de Energia da Bolívia, Juan José Sosa, após a desapropriação da filial TDE, terminou com breves declarações cordiais de ambos, mas sem anúncio de avanços concretos.

Sosa disse à imprensa que foi uma reunião informativa em um ''ambiente cordial'' sobre os motivos do decreto do presidente Evo Morales e Folgado expressou que a situação ''evoluiu'' de forma ''satisfatória'', mas ''mentiria'' se dissesse que a REE gostou da desapropriação.

Ninguém mencionou o anúncio do vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, poucas horas antes, no sentido que dará uma ''pequena ou diminuta'' compensação a REE ou talvez ''nada''.

Linera acrescentou que o governo Morales ''está atento'' a um relatório de 2010 da empresa auditora Pricewaterhousecoopers (Pwc) ''que diz que a empresa vale cerca de 5 milhões de euros''.

Já Sosa reiterou que o passo seguinte será contratar uma empresa que avaliará os ativos e passivos da TDE para negociar a compensação com essa base.

Folgado apontou que deseja um processo rápido e com ''transparência'' que termine dentro do prazo de 180 dias úteis fixado no decreto.

''Vamos caminhar juntos em um processo que, entendemos, tem que basear-se, e assim o manifestou o ministro na reunião, na transparência e na objetividade. E no final acreditamos que, sob estas premissas, chegaremos a um bom termo'', acrescentou o presidente da REE.

Morales expropriou na semana passada as ações da REE na TDE, equivalentes a 99,94% do pacote acionário, argumentando investimentos insuficientes.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaEspanhaEuropaEvo MoralesPiigsPolíticos

Mais de Economia

Governo avalia usar saldo de Itaipu para isentar contas de luz de consumidores do Rio Grande do Sul

Efeitos das enchentes no RS na economia serão sentidos no PIB e nos preços, diz secretário

Petrobras: novo modelo de venda a distribuidoras deve reduzir preço do gás em até 10%

Petrobras anuncia redução nos preços do gás natural

Mais na Exame