Brasil

Anvisa volta a liberar álcool 70% por causa das enchentes do RS

A resolução autoriza a venda livre e a doação de álcool etílico líquido na concentração de 70% até o dia 31 de agosto de 2024

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de maio de 2024 às 11h53.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota nesta sexta-feira, 10, liberando a venda e doação de álcool etílico regularizado na concentração de 70% até agosto deste ano. Assim como aconteceu durante a pandemia em 2020, a ação é temporária e emergencial, buscando facilitar o acesso a métodos adequados de limpeza e higienização pelas vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

A resolução autoriza a venda livre e a doação de álcool etílico líquido na concentração de 70%, devidamente regularizado pela Anvisa, até o dia 31 de agosto de 2024.

"Essa iniciativa visa facilitar o acesso da população a esse importante produto, que é uma ferramenta eficaz na prevenção da proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde. É especialmente relevante neste momento, em que as pessoas podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos, antissepsia das mãos e outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes", afirmou a agência em nota.

A comercialização dos produtos será permitida até 90 dias após o término da vigência da resolução. Recentemente, em 30 de abril, a Anvisa voltou a proibir a comercialização do produto, sob a mesma alegação de antes da pandemia: o produto é altamente inflamável e causa um número elevado de acidentes, sobretudo porque a chama feita por ele pode ser, por vezes, "invisível".

Acompanhe tudo sobre:AnvisaEnchentes no RS

Mais de Brasil

Revolta e incerteza marcam volta de alagamentos em Eldorado do Sul

STF analisa recurso que pode caçar mandato de deputados beneficiados pelas "sobras eleitorais"

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no RS e Santa Catarina nesta sexta-feira; veja previsão

Mais na Exame