Economia

Retomada do IPI afeta venda de eletrodomésticos e móveis

As vendas do grupo caíram 0,8% em março, em comparação ao mês anterior


	A retomada gradual da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados teve impacto nas vendas de móveis e eletrodomésticos em março
 (REUTERS/Nacho Doce)

A retomada gradual da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados teve impacto nas vendas de móveis e eletrodomésticos em março (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 13h29.

Rio de Janeiro - A retomada gradual da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) teve impacto nas vendas de móveis e eletrodomésticos em março, comparado a igual mês do ano anterior.

As vendas do grupo caíram 0,8% nessa base de comparação, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 15.

O IBGE ressaltou que os preços dos móveis subiram 5,66% no acumulado em 12 meses, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por causa do IPI, o que justifica a queda das vendas. Na comparação com fevereiro, entretanto, o segmento registra alta de 0,7%, após queda de 0,2% no mês anterior.

A técnica da coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Aleciana Gusmão, argumenta que, nessa base de comparação, há uma oscilação entre resultados positivos e negativos, "por causa do ajuste sazonal, que distribui impactos da série ao longo do ano" e têm efeito direto sobre o resultado.

Acompanhe tudo sobre:EletrodomésticosImpostosIPILeãoMóveisVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor